Como superar perda de memória recente. Parte 2


Lidando com a perda de memória.

Consulte um médico. Se a sua perda de memória for tão grave que impede severamente a sua vida cotidiana, visite um clínico geral. Ele poderá avaliar os sintomas e encaminhar você para um neurologista, imunologista ou outro especialista apropriado para tratar sua doença. É importante tranquilizar sua mente sobre a possibilidade de uma doença oculta estar causando a perda de memória, do contrário você se arrisca a adicionar ansiedade à sua frustração.

Organize sua rotina diária. Embora uma rotina diária não vá melhorar sua memória de curto prazo, irá ajudar você a superar algumas das dificultades que você está sentindo como resultado da sua perda de memória recente e diminuirá a frustração. A segurança da sua rotina irá permitir que você se concentre nas partes divertidas em melhorar sua memória, não a parte estressante de perdê-la.

  • Se você constantemente perde os óculos, ou chaves do carro, tente colocá-los exatamente no mesmo lugar, todo dia, sem falta. Crie lugares especiais para cada objeto que costuma desaparecer e faça um esforço para sempre colocar os objetos lá.
  • Se você está lutando para se lembrar se você comeu ou tomou um remédio, atenha-se aos horários corretos de alimentação e compre um recipiente para medicamentos com divisões para os dias da semana que você possa encher todos os domingos à noite. Coloque alarmes no seu telefone, computador ou relógio para lembrar a você.
  • Escreva a sua rotina diária para que você não esqueça. Coloque em um lugar de fácil visualização, como o espelho do banheiro, ou na geladeira, ou coloque ela no seu aplicativo de calendário com lembretes ou um calendário de parede em um lugar que você passe com frequência.
  • Escreva cada compromisso ou encontro tão logo você o marcar. Programe no calendário do seu celular, ou carregue consigo uma pequena agenda. Na verdade, fazer os dois é ideal, já que o fato de escrever ajuda você a solidificar a sua memória.
  • Peça a ajuda de um amigo. Explique o problema e diga que você gostaria que ele ocasionalmente ajude você a comparecer aos seus compromissos. Essa pessoa pode lhe lembrar dos seus compromissos, instruções, sua carteira, nomes e outras coisas que ajudam a suavizar as suas interações sociais.
  • Mantenha um diário. Se você luta para lembrar o que aconteceu no dia anterior. Comece a escrever em um diário. Coloque os itens de informação importantes ou outras coisas que você gostaria de lembrar, até mesmo a ingestão de alimentos, ou pessoas que você disse que entrar em contato, ou livros que você quer ler. Leia novamente de acordo com a necessidade.
  • Tente “quebrar” a informação. Se você precisa memorizar algo importante e está tendo dificuldade de fazer isso, separe a informação em grupos menores. O exemplo mais comum de agrupamento é o de número de telefones – ao invés de tentar lembrar um número de 8 dígitos, a maioria das pessoas acha mais fácil lembrar dois números de 4 dígitos, como por exemplo 1234-5678. Tente esta técnica também com listas de supermercado, aniversários, nomes e outras coisas que você queira lembrar.
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