Eletroencefalograma – EEG

O EEG é um exame que analisa a atividade elétrica cerebral espontânea, captada através da utilização de eletrodos colocados sobre o couro cabeludo. Como a atividade elétrica espontânea está presente desde o nascimento, o EEG pode ser útil em todas as idades, desde recém-nascidos até pacientes idosos.
O objetivo desse exame é obter registro da atividade elétrica cerebral para o diagnóstico de eventuais anormalidades dessa atividade.

Como se realiza o exame?
O exame é simples, indolor, sem contraindicações e pode ser feito em qualquer idade. As únicas condições que podem torná-lo difícil são lesões presentes no couro cabeludo, tais como dermatite seborreica intensa, infecções, infestações ou grandes ferimentos. Geralmente o paciente estará acordado, sentado em uma poltrona confortável ou deitado, de olhos semi-serrados e num ambiente de penumbra. Será pedido a ele que fique imóvel, relaxe o máximo que consiga e, se possível, até durma. Em algum momento durante o exame será pedido ao paciente que respire aceleradamente, para obter-se um gráfico em hiperventilação, que pode potencializar algumas alterações. O procedimento dura em torno de 20 a 30 minutos e, terminado o exame, o paciente pode retornar às suas atividades normais. Em crianças que não se adaptem bem ao exame, pode ser feita uma leve sedação. A partir de um padrão de normalidade, o médico especializado é capaz de medir as alterações existentes e fazer as correlações necessárias com os dados clínicos do paciente, obtendo um diagnóstico.

Existe alguma contraindicação?
Absolutas: por se tratar de exame não invasivo, não há contra-indicações absolutas para sua realização.
Relativas: seborréia excessiva, infecção de pele no couro cabeludo e pediculose.

Quando está indicado?
Suspeitas de alterações da atividade elétrica cerebral e dos ritmos cerebrais fisiológicos.
Epilepsia ou suspeita clínica dessa doença.
Pacientes com alteração da consciência.
Avaliação diagnóstica de pacientes com outras doenças neurológicas (ex: infecciosas, degenerativas) e psiquiátricas.

Preparo para o exame:

Para contribuir com a boa qualidade do exame, recomenda-se:

∙ Trazer uma toalha de rosto.

∙ Lavar o cabelo 1 dia antes do exame com sabão de coco ou shampoo neutro (não pode passar creme ou gel)

∙ No dia do exame o cabelo tem que estar seco e limpo.

∙ Não é necessário jejum ou ficar sem tomar medicação.

∙ Sendo criança, comparecer uns 30 minutos antes do horário agendado, pois será necessário tomar medicamento para ajudar a induzir o sono.

.Não realizamos exames sem pedido médico

Trazer a receita com os medicamentos em uso.