Eletroneuromiografia


Eletroneuromiografia (ENMG) é um procedimento que avalia a função do sistema nervoso periférico e muscular através do registro das respostas elétricas geradas por estes sistemas, às quais são detectadas graficamente por um equipamento denominado eletroneuromiógrafo.
A lesão destes sistemas determinam doenças neuromusculares que representam um grupo extenso de afecções que comprometem a unidade motora. A unidade motora estende-se do corpo celular do neurônio motor inferior, raiz nervosa, nervo periférico, a junção neuromuscular até o tecido muscular esquelético. ENMG é de fundamental importância para auxílio diagnóstico, terapêutico e para fins de prognóstico em doenças neuromusculares e em outras doenças que atingem os nervos periféricos.

Como se realiza o exame?

O exame é realizado em duas fases:

  • Estudo dos nervos periféricos: aplica-se estímulo elétrico registrando a resposta do nervo estudado (potencial de ação) comparando-se com o lado contralateral, bem como os valores padronizados de referência.
  • Estudo dos músculos: utilizando-se eletrodos de agulhas pequenas, os quais são inseridos nos músculos para registro de atividade elétrica muscular em repouso e durante a contração.

 

Quando está indicado?

Seu objetivo principal é analisar a velocidade de condução elétrica e o estado das unidades motoras, ou seja, detectar lesões do sistema nervoso periférico e muscular localizando a lesão dentro da unidade motora, assim como quantificar tal lesão, o que permite ao médico fazer o diagnóstico e prognóstico do paciente, ao elucidar o tipo de patologia e o tempo de evolução da mesma (aguda ou crônica).

Preparo para o exame:

  • Antes da realização do registro de ENMG tome um banho usando sabonete neutro
  • Não use cremes hidratantes, óleos ou protetores solares pelo menos 24 horas antes
  • Traga short ou bermuda no caso de realização de exames em membros inferiores.
  • Se você toma anticoagulante, usa marca-passo cardíaco ou desfibrilador implantado avise a clínica antes da realização do exame.

Não realizamos exames sem pedido médico.