Guia para consulta médica


10 Passos para o Melhor aproveitamento e agilidade de sua Consulta Médica.

Durante uma consulta médica é importante que o tempo com seu médico tenha o máximo de aproveitamento. Não saia da consulta com dúvidas, para não esquecer as recomendações médicas, anote ou leve alguém com você.

Preparamos algumas orientações para tornar o seu momento de avaliação e consulta mais produtivo:

  1. Durante o agendamento por telefone, pessoalmente ou online, informe se o paciente apresentar limitação ou necessidade especial, em caso de haver necessidade de alguma providência.

  2. Caso venha a realizar algum exame ou procedimento, consulte-nos para saber os preparativos e ou procedimentos especiais para realização de cada exame.

  3. Leve sempre com você o seu documento de identificação, carteira do convênio e pedido médico (se for o caso para realização de exames). Comunique sua chegada e informe os dados solicitados para seu cadastramento. Isto é muito importante para sua identificação futura, localização do seu prontuário e entrega de resultados de exames.

  4. Sempre é importante trazer os exames mais recentes referentes ao problema que você vai consultar. Se puder,separe–os no dia anterior. Exames muito antigos não ajudam muito.

  5. Tente, se possível relatar todos os fatos relacionados ao seu problema ou doença. Como começou , quando começou , o que leva a piorar ou melhorar e o que fez até o momento para tratar ou investigar. Fale tudo o que você acha que é importante. Pequenos detalhes podem fazer uma grande diferença.

  6. Esteja preparado para falar sobre os medicamentos que está tomando e a dosagem. Separe receitas de medicamentos habitualmente usados (Pode levar a caixa do remédio se preferir). Anote informações sobre alergias, doenças na família e outros tratamentos. Escreva sempre para não esquecer.

  7. Venha sempre com roupas confortáveis e leves que facilitem o seu exame físico e/ou realização dos procedimentos. Consulte o item 3.

  8. O acompanhante é importante para dar informações uteis sobre o paciente, caso o mesmo não esteja em condições de relatar algum evento ou cuidar de si mesmo. Sempre deve ser evitado muitas pessoas, deve-se tentar preservar a intimidade do paciente. Dê preferência para pessoas com maior grau de parentesco ou proximidade ou com quem ele se sinta melhor e mais confiante. Evite levar crianças (caso a criança não vá se consultar). Este é seu momento e você deve aproveitá-lo ao máximo.

  9. Esclareça todas as suas dúvidas na consulta, principalmente se for realizar algum procedimento ou exame. Se precisar, anote o que o médico lhe disser para repassar aos seus familiares. Lembre-se de verificar tudo que é preciso solicitar ao médico antes de sair da consulta. Caso se esqueça de solicitar algum documento, deverá aguardar a data do retorno ou próxima consulta.

  10. A consulta médica muitas vezes é o primeiro passo em uma longa caminhada, que se inicia junto ao seu médico para a resolução de uma situação mais delicada e complexa. O bom resultado do tratamento, exame ou procedimento, depende de você, de suas informações, dedicação e participação ativa durante o seu tratamento.

Lembre-se de desligar seu celular antes de entrar no consultório.