Nutrição x Envelhecimento


O envelhecimento é um processo natural do organismo, sendo este progressivo e não reversível. Durante este processo ocorrem alterações em todas as partes do organismo e estas devem ser acompanhadas para que sejam evitados danos à saúde. A nutrição desempenha um papel crucial nas condições associadas aos idosos para minimizar os danos à saúde.

Com o envelhecimento há diversas alterações fisiológicas como o aumento da massa gorda e diminuição da massa muscular (água, tecido ósseo e tecido muscular). Pode haver hábitos alimentares inadequados, alteração no paladar, devido à diminuição das papilas gustativas que permitem sentir os sabores (doce, amargo, ácido e amargo). Além disso, pode ocorrer alteração na dentição que prejudica a mastigação.
É importante considerar as particularidades individuais na hora do cálculo das necessidades nutricionais nesta faixa etária. Através da avaliação nutricional é possível identificar esses fatores e reduzir o risco nutricional nesses pacientes , e nos idosos desnutridos ou que apresentem alguma patologia é importante um acompanhamento nutricional continuado .
A compreensão desses fatores pelos profissionais de saúde amplia o entendimento das condições peculiares que determinam o estado nutricional do idoso, e que devem ser trabalhadas de forma interligada, para manutenção ou restauração da eutrofia. É fundamental que os sinais clínicos de desnutrição sejam identificados o mais precocemente possível para uma terapêutica nutricional eficaz .

 

Fonte: http://geriavida.com.br/artigos/?page_id=110

Kítya A. Santos Queiroz
Nutricionista

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn