O que devemos saber sobre a febre chikungunya?

fotonoticia_20140303144434_500[1]O que é a febre chikungunya?

febre chikungunya é uma doença virótica muito parecida com adengue. Em Angola, a doença é popularmente conhecida por catolotolo. O vírus que a causa foi isolado pela primeira vez em 1950, na Tanzânia. Ela afeta mais gravemente as articulações, causando dificuldades para andar, obrigando os pacientes a se curvarem, daí o nome da doença, já que no dialeto Makonde da Tanzânia chikungunya significa “aqueles que se dobram”. Embora predomine na África subsaariana e tenha se espalhado primeiramente para países do sudeste asiático e nas ilhas do Pacífico, a doença tem grandes chances de chegar como epidemia ao Brasil, onde existe em abundância o mosquito transmissor do vírus. Casos isolados da doença já foram registrados, desde 2010.

Quais são as causas da febre chikungunya?

febre chikungunya é causada pelo vírus CHIKV, transmitido pela picada da fêmea infectada do mosquito Aedes aegypti, o mesmo que transmite a dengue, e não hácontágio de uma pessoa para outra. Ela também pode ser transmitida pela fêmea do mosquito Aedes albopictus. A possibilidade da transmissão in útero, da mãe para o feto, é discutível. A fêmea do mosquito põe seus ovos em recipientes com água, meio em que as larvas vivem por uma semana, após o que se transformam em mosquitos adultos que picam pessoas, pois se alimentam de sangue. A transmissão da doença raramente ocorre em temperaturas abaixo de 16°C e por isso ela é própria de áreas tropicais e subtropicais, sobretudo no verão.

Quais são os principais sinais e sintomas da febre chikungunya?

Os sintomas da febre chikungunya, sobretudo os iniciais, são característicos de qualquer virose e, portanto, inespecíficos. O período que decorre entre a picada do mosquito e o aparecimento dos sintomas varia de dois a doze dias, sendo mais comum que a doença se manifeste entre cinco a seis dias. Os sintomas da febrechikungunya são muito assemelhados aos da dengue, porém com maior comprometimento das articulações:febre alta, mal-estar, dores pelo corpo, dor de cabeçaapatia, cansaço e fortes dores nas articulações que podem até impedir a realização dos movimentos, inchaço, vermelhidão e calor local. As dores articulares podem persistir por meses após o final da febre. Podem ocorrer também erupções cutâneas e dores musculares (mialgias).

Como o médico diagnostica a febre chikungunya?

diagnóstico da febre chikungunya é feito a partir dos sintomas e por meio de análises clínicas e exame sorológico, os quais buscam a presença de anticorpos específicos, o que indica que o vírus está presente e que o organismo está tentando combatê-lo. Uma importante diferenciação da febre chikungunya deve ser feita com adengue, que tem um prognóstico muito pior, incluindo a morte, o que só muito raramente acontece na febrechikungunya. Nela praticamente não ocorrem hemorragias graves, o início da doença é mais agudo e a febre dura menos tempo. Buscando estabelecer a diferença entre febre chikungunya e dengue, outros exames podem ser feitos, como testes de coagulação, dosagens de eletrólitoshematócrito, dosagens de enzimas do fígado, contagem de plaquetas, teste do torniquete, radiografia do tórax etc.

Como o médico trata a febre chikungunya?

Não há tratamento específico para a febre chikungunya, mas na maioria das vezes a doença é auto-limitada. Durante a vigência da infecção devem ser adotadas medidas de suporte e medicações sintomáticas e tomadas medidas que previnam as complicações. No caso da febre e das dores deve-se evitar o ácido acetilsalicílico, por sua ação anticoagulante.

Como evolui a febre chikungunya?

O mosquito Aedes aegypti voa baixo e por isso comumente ele pica abaixo dos joelhos.

Normalmente o indivíduo não percebe a picada, que não dói, nem coça.

Como se previne a febre chikungunya?

• Evite o acúmulo de água parada em piscinas, pneus, vasos, calhas de chuva, caixas abandonadas etc.
  • Coloque telas nas janelas para impedir a entrada dos mosquitos adultos.
  • Coloque peixes nos lagos e açudes caseiros porque eles são os grandes predadores das formas aquáticas do mosquito transmissor.
  • Use repelentes de insetos em locais com muitos mosquitos.
  • Alimentos que alteram o odor do suor, entre os quais suplementos de vitamina B e alho, parecem ser aversivos para os mosquitos.
  • Durante o estado febril os pacientes devem ser mantidos sob mosquiteiros, de modo que nenhum mosquito possa picá-lo, ficando também infectado.

Quais são as complicações da febre chikungunya?

febre chikungunya, apesar de pouco letal, é muito limitante. Os sintomas comuns dela são graves e muitas vezes debilitantes, sendo as mãos e os pés os locais mais afetados.

Alguns sintomas da febre chikungunya, tais como as dores articulares, podem se tornar crônicos e persistirem por vários meses.