Síndrome de Asperger: o que saber sobre ela?


image015[1]O que é a síndrome de Asperger?

síndrome de Asperger é uma perturbação genética do desenvolvimento caracterizada por alterações na interação social, na comunicação e no comportamento. É um transtorno semelhante aoautismo, mas se diferencia do autismo clássico porque a pessoa afetada fala compreensivelmente, o que não ocorre nessa última condição. O que hoje se chama de síndrome de Asperger era chamada antigamente de psicopatia autista e de transtorno esquizoide da infância, termos hoje considerados arcaicos e imprecisos. Alguns autores não chegam a diferenciá-la do autismoe o DSM-IV da Associação Psiquiátrica Americana a classifica dentro do que chama espectro autista. O nome da síndrome é uma homenagem ao psiquiatra e pediatra austríaco Hans Asperger, o primeiro a reconhecê-la como independente doautismo.

Quais são as causas da síndrome de Asperger?

síndrome de Asperger é uma disfunção particular do funcionamento cerebral que afeta o sexo masculino em maior número que o feminino. Fatores genéticos parecem estar envolvidos em suas causas, pois o transtorno tende a existir em mais de um membro de uma mesma família, embora não tenha sido identificado nenhum gene específico para a condição.

Quais são os principais sinais e sintomas da síndrome de Asperger?

O indivíduo com a síndrome de Asperger é tido como inteligente e ambicioso, embora tímido, calado, severo e muito racional, avaliando todas as situações exclusivamente com a razão. Os portadores da síndrome apresentam dificuldades de interação social e em processar e expressar emoções. Eles fazem uma interpretação muito literal da linguagem, têm dificuldades com mudanças da rotina, com pessoas desconhecidas e comportamentos estereotipados. Entre os principais sinais e sintomas da síndrome de Asperger contam-se ainda interesses muito limitados, linguagem peculiar, perturbações da comunicação não verbal e falta de coordenação motora. No entanto, tudo isso pode se conciliar com o desenvolvimento cognitivo normal ou alto. Muitas vezes essa condição nem chega a ser tida como patológica e a pessoa com síndrome de Asperger pode inclusive apresentar talentos específicos.

A criança pode desenvolver focos intensos e obsessivos de interesses, muitos deles semelhantes aos das crianças normais, mas com uma intensidade incomum. Algumas vezes esses interesses tornam-se vitalícios, mas em outras vão mudando a intervalos imprevisíveis. Em relação a eles o indivíduo manifesta argumentação extremamente sofisticada e uma memória impressionantemente boa, a ponto de Asperger chamar seus jovens pacientes de “pequenos professores”. Essas pessoas podem, então, iniciar um monólogo sobre o assunto de seu interesse especial sem se aperceber que o seu interlocutor perdeu o interesse nele.

Como o médico diagnostica a síndrome de Asperger?

É importante fazer-se um diagnóstico precoce e proporcionar aos portadores os recursos que lhes permitam atingir o melhor de seu potencial. Como não se detecta nenhuma alteração orgânica ou marcador biológico, odiagnóstico tem de basear-se num conjunto de peculiaridades de comportamentos. O DSM-IV a define por seis características:

  1. Prejuízo severo da interação social.
  2. Desenvolvimento de padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses e atividades.
  3. Alto poder de memorização e velocidade de raciocínio relacionado às atividades repetitivas.
  4. Prejuízo nas áreas social, ocupacional ou outras.
  5. Nenhum atraso significativo no desenvolvimento da linguagem.
  6. Nenhum atraso significativo no desenvolvimento cognitivo.

Como tratar a síndrome de Asperger?

O tratamento deve ser multiprofissional, envolvendo médicos, psicólogos, psicopedagogos e fonoaudiólogos e feito durante longo prazo com vistas a proporcionar ao paciente a utilização do maior nível possível de suas potencialidades. Medicamentos são utilizados apenas se necessário, para tratar sintomas como ansiedade, depressão e irritabilidade. É importante buscar uma boa interação entre a escola, a família e o profissional que acompanha o paciente no sentido de desenvolver a reciprocidade social do indivíduo, diversificar seus focos de interesse, estimular o hábito de “falar olhando”, estimular a criança a reconhecer e compartilhar emoções, dialogar sempre, não criticar o interesse restrito da criança, mas apresentar outras opções, etc.

Como evolui a síndrome de Asperger?

Desde que diagnosticados e tratados precocemente, os portadores da síndrome de Asperger podem se tornar pessoas inteiramente integradas na sociedade e ter um bom desempenho profissional, entretanto sempre enfrentarão algumas dificuldades próprias de sua condição.

Os portadores da síndrome de Asperger que chegam à vida adulta sem diagnóstico ou tratamentos adequados podem enfrentar sérias dificuldades de relacionamento na vida pessoal, escolar e profissional.

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