Radiofrequência

A radiofrequência é uma técnica utilizada para alívio da dor. Ela é aplicada em diversas doenças, principalmente as da coluna vertebral. Uma agulha é introduzida na coluna, com auxílio de um RX, e posicionada na estrutura que está causando a dor e esta agulha é conectada com o aparelho gerador de radiofrequência, por meio de um eletrodo.  Este procedimento é feito com anestesia local e em alguns casos com sedação.

Existem 2 tipos de radiofrequência : a térmica (ablativa) e a pulsada (neuromodulação). A térmica é aplicada em estruturas como as articulações da coluna (rizotomia facetária), por exemplo e a pulsada nos nervos (nervo ciático). Este tratamento visa o alívio da dor, e é uma arma muito utilizada nos centros especializados em dor na coluna de todo o mundo.

COMO FUNCIONA A RADIOFREQUÊNCIA?

Existem várias doenças da coluna vertebral que podem ser tratadas com radiofrequência. Para cada uma delas, diferentes tipos de acessórios e técnicas podem ser usados, buscando atingir os melhores resultados para diferentes locais da coluna onde o tratamento será aplicado.

O principal objetivo deste tratamento é desabilitar estruturas nervosas que fazem a transmissão da dor, por meio de ondas de calor geradas pela radiofrequência, causando a interrupção ou a diminuição destes estímulos, o que alivia a percepção da dor crônica na coluna vertebral. A radiofrequência também é um método que pode ser utilizado para atingir outros tipos de dores, inclusive fora da coluna vertebral. Para informações adicionais, consulte seu médico.

QUAIS OS BENEFÍCIOS DA RADIOFREQUÊNCIA?

• Procedimento rápido
  • Alívio da dor por períodos prolongados (depende da resposta de cada paciente)
  • Retorno rápido do paciente às atividades diárias
  • Melhora na qualidade de vida